UNATI: Convite ao filme: “EU, DANIEL BLAKE”

20 de novembro de 2018

Daniel Blake (Dave Johns), prestes a completar 60 anos, trabalhou como marceneiro durante a maior parte de sua vida em Newcastle, Reino Unido [Inglaterra]. Depois de um ataque cardíaco que quase o fez despencar de um andaime, tem indicação médica para deixar de trabalhar. Ele precisa da Previdência do Estado pela primeira vez em sua vida. Mas Blake quer apenas retornar ao trabalho e receber benefícios a que tem direito. Mas enreda-se no labirinto kafkiano da burocracia, cujo único fim (todos sabemos) é dificultar ao máximo a vida das pessoas com direitos. Veja bem, o filme se passa na INGLATERRA, onde o sistema previdenciário estatal “funciona”. Portanto, não é Brasil, África, ou qualquer país pobre. Excelente filme para pensar sobre como será ser velho num futuro breve, onde os direitos serão evaporados. As pessoas estão perdendo a empatia, ou seja, é impossível se colocar no lugar do outro que sofre, e envelhece? Perdemos a humanidade?

Lançamento em 2016. No Brasil, 2017. Produção do: Reino Unido/ Inglaterra, França, Bélgica.
Gênero: Drama
Direção: Ken Loach
Roteiro: Paul Laverty
Trilha Sonora: George Fenton
Estúdio: BBC, British Film Institute (BFI), Sixteen Films, Why Not Productions, Wild Bunch
Personagens:  Dave Johns, Hayley Squires, Briana Shann, Bryn Jones, Colin Coombs,  Dylan McKiernan, Harriet Ghost, John Sumner, Mick Laffey, Micky McGregor, Natalie Ann Jamieson, Rob Kirtley, Sharon Percy, Viktoria Kay
Prêmios: Palma de Ouro, MAIS
Duração: 97minutos

Dia 30/11/2018, as 14h. Local: Bloco H12, auditório do DFE. Comentários depois da exibição do filme.